Primeiro edifício do conjunto a ser construído, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) funcionou como cassino até 30 de abril de 1946, quando, por ordem do então presidente Gaspar Dutra, que proibiu os jogos em todo o território nacional, teve que deixar de sê-lo, ficando fechado por um período.
Cerca de 10 anos mais tarde, foi reaberto como Museu, com um acervo de 1500 obras expostas periodicamente ao público em eventos. Os jardins que envolvem o prédio, moldados pelo paisagista Roberto Burle Marx, têm como principal característica as formas sinuosas que os compõem, com grandes blocos ou manchas de cores, formadas por espécies da flora brasileira. Ao paisagismo de Burle Marx foram agregadas as estátuas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa.
Construído em 1942, o Iate Tênis Clube possui uma arquitetura original que remete a um barco. Seus jardins são assinados por Roberto Burle Marx. Em seu interior, os sócios contam com quadras, piscinas e salões de festa, ornamentados com painéis de Portinari e obras da artista Estergilda Meniccuci.
Na década de 1970, foi construído um anexo onde atualmente funcionam um salão de festas e uma academia de ginástica.
A Casa JK foi projetada em 1943 por Oscar Niemeyer para ser a residência de fim de semana do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. A obra apresenta várias características que a tornam um ícone da arquitetura modernista, por exemplo o seu telhado em forma de asa de borboleta e planos inclinados. Os jardins e pomar são de Burle Marx. Atualmente, ela abriga um museu que se destina a contar a história de uma casa modernista dos anos de 1940, 1950 e 1960, por meio de espacializações, objetos de época e estímulos sensoriais.